top of page

15 AGO - 5 SET

TEXTO SOBRE A EXPOSIÇÃO

A obra e vida de José Faria está definitivamente ligada a Tavira. Chegado no verão de 1985 para participar na fundação da Casa das Artes não mais deixou de aqui passar, todos os anos, longos períodos apoiando generosamente a CAT das mais diversas formas. Começa por conceber graficamente o primeiro guia “Tavira Cidade Medieval” com texto de Valentino Galhardo, publica a rara gravura (agua forte) do Foral de Tavira (1986) e ministra o primeiro curso de Gravura em metal (1988) em oficina improvisada para o efeito. Desde então vem participando regularmente nas mais variadas iniciativas nomeadamente em exposições, edições e cursos de gravura colaborando frequentemente com Bartolomeu dos Santos a partir da instalação da sua Oficina em 1995. Após a sua perda (2008) Faria participa com a sua experiência e saber na fundação da OBS continuando a dar o seu incondicional apoio sempre que necessário.

 

Durante as suas estadias foi aprofundando o seu olhar sobre Tavira ganhando, como nenhum outro, uma franca intimidade que se revela na forma como captura a sua luz, as sombras e volumes bem como desvenda os seus segredos.

 

O "Fascínio da Linha” oferece-nos um particular olhar sobre a recente da obra de José Faria com uma rara diversidade de temas e técnicas que dominada com grande mestria,  permitindo ainda um balanço, dificilmente repetível, sobre a sua passagem por Tavira, ao longo destes 35 anos.

 

José Delgado Martins

 

CURRICULUM BREVE

Pintor/Gravador, formação Escola António Arroio. Membro da direcção da Cooperativa de Gravadores Portugueses “Gravura” Lisboa.

 

Fundador de vários centros de divulgação e formação da gravura calcográfica em Portugal e Málaga.

 

Professor de desenho/gravura em várias Instituições de ensino das artes Portugal e Espanha. Professor de desenho e gravura num Instituto de ensino de jovens surdos.

 

Exposições individuais e coletivas em várias cidades: Lisboa, Málaga, Madrid, Córdoba, Marbelha, Florença, Belgrado, Atenas, Rio de Janeiro etc.

 

Representado nas Bienais de Arte Gráfica de Viena-Cracóvia-Ljubljana e em vários Museus e coleções particulares nacionais e internacionais.

 

Obra gráfica editada por várias Instituições oficiais e privadas em Portugal e Espanha.

BACK copy.png
bottom of page